Aos 16 anos, este aluno do Colégio Luso- Internacional de Braga (CLIB) foi reconhecido como o melhor do Mundo de entre todos os alunos que se submeteram às provas de IGCSE ("International General Certificate of Secondary Education", diploma do Ensino Secundário), da Universidade de Cambridge em Língua Portuguesa, enquanto língua-mãe.
O orgulho que transmite é partilhado pelos professores (Sandra Conde e Tiago Machado), mas Pedro Jorge deixa bem ciente que o resultado excepcional decorre do "gosto por temas da actualidade" que facilitam a exteriorização dos conhecimentos que adquire no colégio, desde o segundo ano. "Os textos dos media são os que mais me agradam, porque são argumentativos. São mais fáceis, porque tenho esse gosto por temas actuais", diz Pedro Jorge. Mas o aluno foi submetido a exames que incidiram sobre diversas áreas de conhecimento, reveladores dos níveis de leitura e escrita e de carácter ensaístico que obrigam a dominar um diversificado leque de temas. São exames que premeiam a competência do percurso escolar. "Estamos juntos nesta turma desde há muitos anos e somos praticamente como uma família. Isso também nos ajuda a desenvolver as capacidades", sublinha Pedro.
O programa escolar "obriga-o" a ler "Memorial do Convento", obra que capta particular interesse pelas referências históricas, que tanto lhe agradam, mas Pedro Jorge já definiu a área informática como meta futura.
O currículo bilingue que é ministrado no CLIB encontra neste prémio a ajuda, também, à desmistificação da ideia errada que é associada aos alunos do colégio, com referências à debilidade ao nível da Língua Portuguesa. Fica a prova.
O orgulho que transmite é partilhado pelos professores (Sandra Conde e Tiago Machado), mas Pedro Jorge deixa bem ciente que o resultado excepcional decorre do "gosto por temas da actualidade" que facilitam a exteriorização dos conhecimentos que adquire no colégio, desde o segundo ano. "Os textos dos media são os que mais me agradam, porque são argumentativos. São mais fáceis, porque tenho esse gosto por temas actuais", diz Pedro Jorge. Mas o aluno foi submetido a exames que incidiram sobre diversas áreas de conhecimento, reveladores dos níveis de leitura e escrita e de carácter ensaístico que obrigam a dominar um diversificado leque de temas. São exames que premeiam a competência do percurso escolar. "Estamos juntos nesta turma desde há muitos anos e somos praticamente como uma família. Isso também nos ajuda a desenvolver as capacidades", sublinha Pedro.
O programa escolar "obriga-o" a ler "Memorial do Convento", obra que capta particular interesse pelas referências históricas, que tanto lhe agradam, mas Pedro Jorge já definiu a área informática como meta futura.
O currículo bilingue que é ministrado no CLIB encontra neste prémio a ajuda, também, à desmistificação da ideia errada que é associada aos alunos do colégio, com referências à debilidade ao nível da Língua Portuguesa. Fica a prova.
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