sexta-feira, 4 de março de 2011

Aprovado decreto para mais oito monumentos nacionais





O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto que nomeia oito monumentos como nacionais. Entre eles encontram-se duas obras do reconhecido arquitecto Siza Vieira – a Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas de Marés, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

A Casa do Passal, residência onde o ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes viveu e ond recebeu dezenas de refugiados da II Guerra Mundial, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, também faz parte da lista de monumentos agora classificados como nacional.

O sítio arqueológico dos Concheiros de Muge, em Salvaterra de Magos, o Terreiro de Batalha do Ameixal, em Estremoz, o Sistema de Abastecimento de Águas, em Braga, a Igreja do Carmo, em Coimbra, e o antigo Convento dos Eremitas de S. Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo, em Redondo, completam a lista.

O Conselho de Ministros teve em consideração «o valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados», assim como a autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, tendo escolhido os que se destacaram pelo «excepcional interesse nacional».

Noticia consultada em abola.pt;http://abola.pt/mundos/ver.aspx?id=250460
04/03/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário